Páginas

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Rio de Janeiro: Guerra?

Por Michelle Ferreira



Aqui, não venho comentar mais uma notícia drástica sobre os últimos acontecimentos no Rio de Janeiro. Minhas palavras, quase sempre, são de busca por respostas que, quem sabe, não aparecerão na mídia. Abrindo minha janela para essa cidade, não vejo a mesma coisa que escutamos e vemos na TV brasileira. Minha visão é bem mais particular e, acho até que: mais chata!Segundo nossas mídias, em apenas nove dias: 50 mortes, 109 veículos incendiados, 223 detidos, 40 toneladas de canábis e mais de 50 espingardas apreendidas. As três torças da milícia do país empenhadas na operação cavernosa de combate ao narcotráfico. Frotas blindadas, tanques de guerra, veículos capazes de transpor barreiras montadas por traficantes de drogas no local, toda essa força responsável por levar policiais civis e militares para dentro do Complexo do Alemão foram apontadas pelas autoridades de segurança pública do Estado como “fundamentais” para a ocupação da favela. “A segurança é total”, garantiu o comandante do Batalhão Logístico de Fuzileiros Navais, Capitão-de-mar-e-guerra, Carlos Chagas. Será? Será que isso se enquadra bem ao significado atribuído para a palavra “segurança” no vocabulário da nossa academia de letras? Bem, isso já é outro fator que se transformaria em uma ‘bola de neve” se for realmente “cutucado”.
"Guerra". O que vejo não é bem isso. Também não quero impor aqui a opinião “certa”, tampouco convencer ninguém a aceitar a minha. O que vejo, sinceramente é um joguinho político disfarçado de “ato heróico”, que chama muito a atenção para a violência nas favelas. Nas favelas? Violência? Por que sempre lá? Por que lá estão os ‘bandidos’ perigosos, os piores marginais? Por que? Qual o motivo desta ‘ostensiva-repentina-importante-operação-policial’? Alguém já assistiu o último filme da saga: tropa de elite? Com mais de três milhões de espectadores, Tropa de Elite 2 bateu todos os recordes de bilheteria e público do país desde 1991. Bem, nem preciso de blá-blá-blá, isso mostra que a mensagem passada no filme foi realmente interessante! Segundo esse filme, o problema e tal “perigo” não está meeesmo, e apenas, nos “bandidos” donos dos “morros”, como mostram e tentam convencer as queridas autoridades do nosso país... parece que o buraco não fica mais ‘embaixo’, como diz o velho e famoso jargão... parece que o ‘buraco é lá em cima”, em cima mesmo: na elite perversa dos governantes desse país que dizem ser nosso. Não venho aqui também citar nomes, nem acusar ou mostrar a sujeira imunda escondida debaixo do tapete dos ocupantes dos cargos políticos brasileiros. Venho só cutucar a unha encravadinha dos dedos perversos desses sabichões intitulados e engravatados de colarinho branco, que se assentam nas cadeiras lá de cima do poder. É. Esses mesmos: os amados e educados homens da politicagem nacional. Não quero tão pouco tirar a culpa da ‘cambada’ desocupada dos, supostos, perseguidos marginais bandidos das favelas alvejadas. Lógico que não. São tão culpados quanto os do ‘topo engravatado’, mas, venho aqui só dizer que minha janela não tem só olhos... ela tem OLHOS, uma BOCA IMEEENSA e, o que para eles deve ser pior: UMA MENTE PENSANTE, CRÍTICA e BEEEM REALISTA! rsrsrs*
Mas, atenção governo, não quero aqui mostrar de quem é a culpa, ok!? Sim, porque logo me puniriam por ‘desacato’ ! rsrs

Só vim aqui para lembrar que, esse país não é formado por 190 milhões de leigos e idiotas. Venho aqui para lembrar que não precisam gastar horrores com atos ‘possivelmente’ heróicos para desviar a atenção da maioria da população dos verdadeiros fatos. Esse tipo de política não funciona pra todo mundo! E, vocês aí do escalão bonitinho da política brasileira, salvo exceções: não esqueçam, din$$eiro circula, e, informações: também. Chega uma hora em que todo mundo tem, outra em que todo mundo pega, e, mesmo que demore, noutra hora em que todo mundo vê. Não se cansem muito! Tem Forças muito SUPERIORES vigando vocês o tempo todo. E essa sim, meus queridos, ninguém consegue combater. Sabem disso, não sabem?! Rsrsrs (Leiam mais a Bíblia, eu recomendo!)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário