Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Notícias de um país LIVRE!

Por Michelle Ferreira


"Tendo em consideração as circunstâncias difíceis que o país atravessa, o presidente Mohammed Hosni Mubarak decidiu deixar o seu cargo de presidente e entregou ao Conselho Supremo das Forças Armadas a administração dos assuntos de Estado"... palavras de uma curta declaração transmitida pela televisão ao mundo.

Depois de 30 anos de regime ditatorial e autocrata, graças a uma onda de revolução Oriental, num efeito cascata, o Egito se liberta após a renúncia de Mubarak. O manifesto, que começou na Tunísia, se espalhou por mais outros sete países do oriente,  durou cerca de uma semana, terminou nos últimos dias com a vitória e a esperança de uma democracia almejada durante todos esses anos.

E não é que a notícia repercutiu como uma enorme alavanca de partida para outros países... Inspirados no fato, manifestantes de outras regiões do oriente iniciaram uma série de protestos contra os regimes de ditadura locais. Argélia, Gaza, Irã, são exemplos dessa “união”, eu diria, de manifestos ideológicos. O presidente do Irã, Ahmadnejad, se pronunciou com a aplaudida resposta de que um novo Oriente Médio será construído sem a intervenção dos Estados Unidos da América. (Irônico! rs*) Em contra partida, O presidente dos EUA, Barak Obama, disse em nota, que a democracia no Egito só trará mais instabilidade à região. (Será?! rs*)

Bom, o fato é que a opressão no Oriente Médio, está ameaçada por uma legião inteligente e inquieta de pessoas que se mostram cada vez mais preparadas  para enfrentá-la. A Internet está aí para temperar ainda mais os conhecimentos através do livre acesso à informações sobre tudo. Com mais essa ferramenta, os opressores enfrentam uma crítica situação perante oprimidos que já se mostraram bem capazes de derrubar qualquer ditadura. (Fato!) 

Assim, trazendo para o lado de cá todas as últimas do momento, me deparo com a realidade medonha de que por aqui tá tudo em casa. Pelo menos é o que vejo. isto é: "Sonho com o dia em que, no Brasil, a corrupção vai ser vencida da mesma forma..." (#utopia! rs*Aqui, o povo gosta mesmo é de carnaval, pão... e circo! Não todos, lógico! Mas, o número suficiente para deixar tudo como está: Uma vergonha.

Isso é tudo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário